RELATÓRIO REUNIÃO – Bairro Amigo do Idoso

Data: 13/04/2023

Local: Subprefeitura Ipiranga

End: Rua Lino Coutinho, 444

Pauta: CUIDANDO DAS EMOÇÕES

PRESENTES: 

Subprefeitura: Augusto Oliveira, Gilberto da Silva

Adenair Vazz (Turistar – Comite do Idoso Ipiranga), Flavio Passaia (Vozes do Ipiranga), Elza Araujo e Amanda (Velho Amigo) Renato Cintra (Dir. Humanos PMSP), Sol Whitaker (atriz, diretora), Geraldo Fernandes (diretor, ator), Lilian Shibata (V. Ipiranga, Trabalho 60+), João Lindolfo (SPTRANS – PMSP), Bruno (Fac S. Judas), Angela (SPTrans), Ruth (Técnica Saúde representando J. Abdalla), Janaina e Ana (Ceu Heliopolis), Case Oliveira (Funsai, outras associações), Daniel (Secr. Pessoas Deficientes PMSP), Malu de Alencar (Comite Bairro Amigo – Secretária)

PALESTRANTES: Faculdade São Judas Tadeu:

Profas Andreia Leal e Daiane Fuga; 

Alunas: Amanda, Rebecca Souza, Camille, Rebeca Rocha, Sophia, Carina, Karina

HISTÓRICO:

Augusto abriu a reunião, apresentando a equipe da Fac. São Judas Tadeu que promoveu a pauta CUIDANDO DAS EMOÇÕES sob o comando de Daiane Fuga, Profa. de Psicologia.

OBS: na mesa central foi coberta com várias figuras cortadas de revistas com imagens de crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres

Daiane pediu que cada pessoa escolhesse uma das imagens e o que significava/dizia para ela. 

Falou que todos tem uma história para lembrar e contou de sua avó materna que sempre negava o processo do envelhecimento, dai cada um falaria sobre o que sentiu ao escolher a imagem. 

DEPOIMENTOS:

  • Malu de Alencar: pegou a imagem de uma criança e falou de sua preocupação com o futuro do planeta, visto as mudanças que aconteceram no limiar do século XXI, com a tecnologia avançando assustadoramente substituindo o homem em varias áreas, além de individualizar o ser humano em seu mundo na telinha de um aparelho que ao mesmo tempo é um telefone, uma TV, um livro, uma máquina de escrever, etc… os contatos pessoais e as brincadeiras infantis passaram a fazer parte de um passado distante. Isso me assusta e me dá medo do que será o mundo nas próximas décadas. 
  • Sophia: comentou a fala de Malu e disse que “a mudança ocorre quando estamos incomodados, mas muita gente fica incomodada e não faz nada”.
  • Gilberto da Silva: falou que tem mais preocupação do que medo, citou as eleições (campanhas eleitorais) que leva as pessoas a se organizarem, o medo também é um elemento de união e força. Cumprimentou os professores da São Judas e os alunos, pois nunca imaginou que participaria de um grupo da 3a. idade e achou importante esse encontro com os alunos, muito importante essa troca intergeracional.
  • Adenair Vazz: falou do medo de envelhecer e ficar esquecido, comentou de seu pai (falecido final de 2022) que se isolava porque se sentia velho.
  • Daniel: importante esses encontros, o medo é uma constante na cidade, precisamos de segurança e repensar a maneira de tratar os idosos, as pessoas mais velhas assim como preparar o futuro para as futuras gerações. A Cracolândia é o exemplo da falta de amor e de políticas públicas…. O que fazer?
  • Ruth: senti várias emoções, a importância do idoso e da convivência entre gerações, para troca de experiências.
  • Casé: importante a busca da verdade, na minha visão a morte não existe… o planeta terra está em crise. Temos que valorizar o amor, pois tudo passa por esse sentimento, temos que entender melhor a sociedade e priorizar as ações que transmitam AMOR.
  • Sol Whitaker: falou da importância do teatro na vida de idosos, trabalha com projetos de adaptar para o teatro histórias de vida
  • Geraldo Fernandes: é preciso exaltar as questões afirmativas que o idoso traz para a vida, exemplo da velhice pega na pele, é angustiante o envelhecer sem amor, é uma idade que vive o último momento, daí a importância da criança na vida dos idosos (não consegui anotar tudo que falou)
  • Lilian Shibata: falou que qdo criança não queria ser (não consegui anotar o texto todo), mas finalizou falando sobre a importância de estimular e compartilhar
  • Elza Araujo: acompanhei uma idosa que perdeu a filha assassinada e o que marcou foi que cada um tem um processo de vida e somente pelo amor podemos sobreviver (conferir o texto)
  • Karina: tive várias fases difíceis, acredito na capacidade de cada um de sobreviver, o medo paralisa a gente, o que coloco é de melhorar a vida das pessoas e alimentar as coisas boas. A tecnologia é um “cala a boca” para as crianças, o celular virou babá delas, a pandemia foi uma prova dessa falta de amor. Esse encontro está superpositivo pela troca de experiência
  • Flavio Passaia: comparou os filhos com os netos, falou que os netos não se preocupam com as coisas materiais (ex carros), mas também não se comunicam, não conversam, disse que o clube é um espaço para a sociabilização
  • Augusto Oliveira: perdeu o pai, a avó e a mãe e hoje pensa em como ajudar o idoso
  • J. Lindolfo: falou da experiência da lenda africana de Ubuntu, que aborda valores de cooperação, igualdade e respeito. Conta-se que um antropólogo ao visitar uma tribo africana quis saber quais eram os valores humanos básicos daquele povo. Para isso propôs uma brincadeira às crianças e descobriu que UBUNTU é uma filosofia de vida que se baseia nos princípios de lealdade, humildade, empatia e respeito. “Eu SOU porque ele É”
  • Andreia Leal: falou de sua experiência na vida profissional, e há 30 anos largou a advocacia para se dedicar exclusivamente aos idosos dando aulas na faculdade da 3a. Idade e disse que hoje as pessoas têm mais respeito pelo Estatuto do Idoso. Na faculdade fez varias peças de teatro, entre elas Mama Mia. 
  • Renato Cintra: falou da importância da coletividade, muito a ver por sua formação em Sociologia Demográfica, passamos por uma tragédia: a pandemia, precisamos fazer muita coisa. Acredito na Coletividade que se baseia na Solidariedade
  • Rebecca Souza: estou emocionada, tocada…. Vou pensar no Coletivo
  • Amanda: vivi com idosos e sempre percebi o quanto é importante, eu vejo muita esperança. EU CUIDO DOS IDOSOS: isso faz a diferença.
  • Daiane: “EU CUIDO DOS IDOSOS” isso faz a diferença, a palavra é PROPÓSITO de realizar esse projeto.
  • ANOTAÇÕES:01. Novas Eleições para a Comissão do Idoso: o Conselho será representado por 15 representantes do Governo e 15 de Organizações de Idosos02. Estatuto do Idoso: está sendo reformulado03. Velho Amigo: é um exemplo Saúde, Corpo e Mente – um deles no CEU Heliópolis 04. Doações: todos podem doar 6%  do Imposto à pagar ou à receber e ira para o Fundo do Idoso da Escola da Maturidade do Instituto Ânima: 05. SPTrans e D. Humanos: juntos num projeto de “Motoristas profissionais do Trânsito”  

OBSERVAÇÃO:

  • Foi muito difícil anotar todos os depoimentos pela falta de microfone e as vezes a voz muito baixa, portanto peço que façam as correções devidas e necessárias.  
  • Peço desculpas

Atenciosamente,

Malu de Alencar

Categorias: Reuniões

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *